TOP 10 ALIMENTOS DE FEVEREIRO

O mês de fevereiro chegou, e com ele vem o carnaval. Preste atenção nos alimentos que consome e na sua qualidade nutricional, para garantir que sua saúde fique boa para curtir muito os bloquinhos!

Para isso, separamos os alimentos do mês, que estão no auge de seu sabor e frescor. Aposte nos ingredientes da safra, enriqueça sua nutrição com preços bem mais baratos.


Frutas de fevereiro

  • Figo
  • Goiaba
  • Seriguela
  • Uva Rubi

Figo
Sabia que os figos não são frutos? São FLORES INVERTIDAS, coisa linda né? As figueiras não florescem do mesmo modo como outras espécies frutíferas. Suas flores se abrem dentro de uma vagem em formato de pera, que, mais tarde, amadurece e se converte no fruto que comemos. Então cada flor produz um fruto único, com uma só semente de casca dura, chamado aquênio, e o figo é composto de muitos aquênios, que são o que lhe confere seu caráter crocante. Portanto, quando comemos um figo, estamos na realidade comendo frutos múltiplos.
O figo é altamente energético e rico em nutrientes importantes como vitamina B, C , Fósforo, Potássio e vários minerais, além do Cálcio e
Magnésio. O ômega 3 contido no Figo também são elevados. O figo é consumido desde a Antigüidade, sendo muito saboroso in natura, mas também em doces cristalizados, compotas, saladas, bolos ou diversas preparações culinárias.


Legumes de fevereiro

  • Abóbora d´água
  • Pepino caipira
  • Quiabo
  • Tomate comum

Quiabo
Sem fazer careta, experimente incluir o quiabo em seu cardápio. Esse legume, inclusive ganhou ares modernos e faz parte de diversos pratos diferentes e especiais. Para tirar a “baba” que na verdade é uma gelatina natural, basta deixá-lo de molho no suco de 3 limões com 1 colher de vinagre por cerca de 15 minutos. Simples, né? Depois é só secar e usar nas suas receitas favoritas! Bons motivos para incluir o quiabo em sua alimentação não faltam, mas podemos destacar a grande quantidade de Vitamina C, é rico em Vitamina A, vitaminas do complexo B, principalmente B1 e B2, que são fundamentais para o processo de crescimento do corpo. Ainda possui diferentes minerais como cálcio, ferro, fósforo e cobre, fundamentais para formação dos ossos e dos dentes, além de ser ótimo para o sangue.


Verduras de fevereiro

  • Acelga
  • Alface lisa

Alface lisa
A alface lisa é a verdura mais consumida pelos brasileiros devido à sua praticidade e sabor suave. Suas folhas são macias e soltas.
Quando consumida, representa uma fonte de ferro, mineral com importante papel no transporte de oxigênio no organismo. A alface tem como benefício sua grande quantidade de fibras e auxilia no funcionamento adequado do sistema digestivo.
É possível preparar refeições saudáveis e fresquinhas utilizando essa hortaliça, como saladas, rolinhos, wraps, sopas e até lasanhas. Olha que interessante!

*Fonte: CEAGESP

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