Rede Starbucks no Canadá vai doar 100% da comida que não for vendida.
Afetando a fome mundial, a poluição e o meio-ambiente, o desperdício de alimentos é um dos maiores males do mundo contemporâneo. O desperdício continuará sendo um sintoma grave da humanidade enquanto grandes nomes da indústria alimentícia não se posicionarem de forma radical, alterando sua cadeia de produção.
O Canadá segue nadando na contramão do mundo atual e servindo de exemplo para que o é possível ser feito. Por lá, a rede de cafeterias Starbucks anunciou o compromisso de erradicar o desperdício em suas lojas, doando 100% dos alimentos que não forem consumidos.

Inicialmente o compromisso se dará nas 250 lojas da região de Toronto, mas o projeto se tornará nacional até 2021. Serão mais de mil lojas da rede no Canadá doando mais de 1,5 milhões de refeições anualmente. Mesmo em um país como o Canadá, as estimativas apontam que uma em cada oito casas sofrem com a fome – e, assim como no mundo, grande parte da comida produzida no país acaba no lixo. A rede já doava os alimentos não perecíveis, mas agora passará a doar também alimentos frescos e refrigerados.
“O desperdício de comida é um problema imenso para todos que trabalham na indústria alimentícia, enquanto mais de 4 milhões de canadenses passam fome”, afirmou a relações públicas do Starbucks no país. “É algo inaceitável, e nós vamos ajudar a resolver isso através de doações preservando a qualidade do alimento” concluiu. O projeto é uma parceria da rede com a Second Harvest, uma organização de resgate de alimentos canadense.
