Luana Araújo, nutricionista da ONG Banco de Alimentos, participa de reportagem do portal SBT News sobre a mudança de hábitos alimentares dos brasileiros em decorrência do aumento da inflação. Diante da dificuldade em comprar produtos como leite, óleo, carne vermelha e outros, há uma troca por soro de leite, banha de porco, ovo ou pés de galinha, por exemplo. Luana afirma que “com o aumento constante da vulnerabilidade social, cada vez mais assistidos da ONG estão relatando a necessidade de comprar alimentos mais baratos e de qualidade inferior, já que não possuem verba suficiente para manter o padrão de antes. Uma das beneficiárias do Projeto Amar, por exemplo, instituição atendida pela ONG, disse que não tem condições financeiras para comprar leite e tem oferecido soro de leite para os filhos, junto de farelo de arroz com fubá”. Na Igreja do Evangelho Pleno em Cristo, que ajuda famílias em situação de vulnerabilidade (atendida pela ONG Banco de Alimentos), o pastor Cristiano de Campos afirma que o café tem sido substituído pelo chá, a carne pelo ovo e nem frango tem sido possível comprar.
Leis, sistemas, equipamentos públicos, órgãos, políticas públicas e conselhos que trabalham para assegurar o direito humano à alimentação adequada
Segurança Alimentar é garantir que todas as pessoas tenham acesso a alimentos básicos de qualidade, suficiente e de modo permanente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, com práticas…