Saiba como está o Mapa da Fome: um em cada nove habitantes do planeta é considerado desnutrido

A fome cresceu no mundo pelo terceiro ano seguido. A informação é do relatório “Estudo da Segurança Alimentar e da Nutrição no mundo 2018”. Os dados revelam que, no ano passado, 821 milhões de pessoas foram consideradas desnutridas – isso equivale a um em cada nove habitantes do planeta. Os números retrocederam aos níveis de uma década atrás, ficando cada vez mais distante do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, que previa o fim da fome até 2030.

No Brasil, o panorama da desnutrição está praticamente estagnado, com uma leve tendência de alta. De acordo com o relatório, existiam, em 2017, pouco menos de 5 milhões e 200 mil brasileiros desnutridos. Isso é cerca 100 mil pessoas a mais do que foi registrado nos últimos anos. O melhor indicador do Brasil nessa pesquisa foi entre 2010 e 2011, quando existiam cerca de 4 milhões e 900 mil brasileiros considerados desnutridos. As mudanças climáticas, principalmente em países africanos e da América do Sul, também têm contribuído pra esse quadro, que faz com que a desnutrição seja um dos principais problemas a serem combatidos no mundo.

De acordo com o estudo, 151 milhões de crianças com menos de cinco anos estão abaixo da altura ideal por causa da desnutrição. A maioria deles está concentrada na Ásia – com 55% – e na África com 39%. Os autores do relatório consideraram vergonhoso o fato de uma em cada três mulheres, no mundo, em idade reprodutiva estarem afetadas pela anemia. Isso impacta diretamente na saúde e no desenvolvimento, tanto da mulher quanto da criança.

 

Fonte:

https://radioglobo.globo.com/media/audio/212016/saiba-como-esta-o-mapa-da-fome-um-em-cada-nove-hab.htm

 

Outros Posts ONG BANCO DE ALIMENTOS

rony-meisle-e-alexandre-birman_1_33666

Estado de Minas – Gestão com propósito

Em entrevista ao jornal Estado de Minas (04/09), Rony Meisler, cofundador do Grupo Reserva e CEO da AR&Co, destaca o projeto 1P5P de combate à fome, desenvolvido com a ONG…
crianças

OBA e escolas juntas para um mundo mais sustentável.

 ONG Banco de Alimentos mobiliza crianças e jovens nas escolas para atividades relativas ao Dia Mundial da Alimentação, em 16 de outubro.   811 milhões de pessoas vivem em estado…
EnglishPortuguese