A ONG Banco de Alimentos foi destaque da edição de 4 de maio do Jornal SP1, da Globo, em matéria do jornalista Thiago Crespo e da repórter cinematográfica Gabi Vilaça. Na apresentação de César Tralli, a reportagem abordou o desperdício de alimentos e o trabalho de Colheita Urbana realizado pela ONG Banco de Alimentos. Com dados fornecidos pela ONG, a matéria informou que, segundo a Organização das Nações Unidas, um terço dos alimentos produzidos no mundo vai para o lixo. No Brasil se joga muita comida fora enquanto milhões de pessoas passam fome.

“Tem uma ONG aqui em São Paulo”, disse Tralli, “que entrou na luta contra o desperdício e tem ajudado muita gente”. O repórter Thiago Crespo acompanhou o caminhão da ONG na realização da coleta em supermercados e relatou: “O protagonismo se esconde nos bastidores. E nos fundos de um supermercado de repente brilha a solidariedade. Esse é o trabalho da ONG Banco de Alimentos, criada em 1998. A proposta é reduzir o desperdício de comida na indústria e no comércio. Em outras palavras, buscar onde sobre para levar onde falta. Frutas, legumes e verduras que não são mais aproveitados podem servir a milhares de famílias carentes”.

A reportagem entrevistou Carlos Roberto Pardini, motorista da ONG, que no dia recolheu em um só local 230 kg de frutas e legumes, total que em geral chega até a 1.000 kg. Ele trabalha na ONG há 18 anos e dirige em média 150 km por dia. São 50 pontos de coleta e 42 instituições beneficiadas. Em sua entrevista, Carlos comentou o cuidado na verificação da qualidade de cada um dos produtos, afirmando que recebe orientações das nutricionistas da ONG para verificar os alimentos para que estejam em perfeitas condições.

O repórter Thiago Crespo acompanhou a entrega, na instituição beneficiada, destacando que lá, “mais do que matar a fome das pessoas em situação de vulnerabilidade, todos os alimentos trazem noções e valores importantes a quem os recebe”. Em entrevista, Elisângela Santos Ortiz, presidente da Casa de Assistência Filadélfia, que atende 120 crianças, comentou que procuram ensinar a todos a questão do como é importante não desperdiçar: “Eles mesmos sabem, se desperdiçarem, a falta que faz o alimento lá na casa deles, na comunidade. É uma vivência isso para eles”.

O repórter ressaltou que, para garantir a segurança alimentar em todas as instituições atendidas, elas também precisam se comprometer com outras garantias. Em entrevista, Luciana Chinaglia Quintão, fundadora e presidente da ONG Banco de Alimentos, explicou que as instituições também têm deveres para com o Banco de Alimentos: “Um desses deveres é armazenar e manipular corretamente os alimentos, além de usar integralmente para evitar o desperdício, porque isso é uma outra questão cultural que tem que ser mudada, o fato de não se aproveitar cascas, talos e sementes. É ali que está contida a maior parte dos nutrientes dos alimentos e que vai parar no lixo”.

“Em um país que todo ano desperdiça em média 17 milhões de toneladas de comida por ano, ajustar a fome com correção é uma conta que Luciana se propõe a ensinar para qualquer um de nós”, disse Thiago.

“Eu espero que a gente nunca mais volte ao antigo normal que não era normal. Legisladores, empresários e sociedade civil como um todo têm o poder realizador que deve ser aplicado para transformar a situação da fome no país. Porque a fome realmente é uma vergonha nacional, principalmente sabendo que o Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo,” afirmou Luciana.

Para o apresentador César Tralli, Luciana “disse tudo”: a fome é uma vergonha nacional. Mencionou também a falta de legislação que dificultava as doações e a melhora dessa situação com a Lei 14.016/20, que  combate o desperdício e dá mais segurança jurídica para os doadores. A lei também reconhece a importância dos bancos de alimentos e fortalece a integração deles com a intenção de garantir uma alimentação adequada para a população. Ao encerrar a reportagem, Tralli convidou todos a participar, fazendo contato com a ONG Banco de Alimentos.

Para assistir à reportagem, acesse:
https://globoplay.globo.com/v/9486694/

EnglishPortuguese