Rede Minas – Opinião Minas – 33 milhões de pessoas passam fome no Brasil

Luciana Quintão, fundadora e presidente da ONG Banco de Alimentos, participou do programa Opinião, da Rede Minas, com o tema Fome no Brasil Dispara, apresentado por Érica Vieira. O total de brasileiros que passam fome no Brasil, em estado de insegurança alimentar grave, é hoje de 33,1 milhões. Para Luciana, a situação é insustentável e “é preciso olhar para este problema de uma vez por todas”. Ela afirmou que, considerando a insegurança moderada e leve, quase 60% da população vive em situação de insegurança alimentar, sem acesso regular e permanente a alimentos, o que corresponde a 125,2 milhões de pessoas. Segundo Luciana, “o que acaba com a fome é emprego, educação. Se temos uma crise econômica, não tem emprego, não tem acesso à educação, as pessoas vão passar fome”. São várias fomes, na visão dela. “A fome de comida é a principal, mas é uma decorrência da falta de acesso a moradia, saúde, educação e a outros equipamentos que garantem direitos humanos. É uma situação que faz com que a gente reflita bastante sobre a nossa sociedade.” Quando começou o trabalho com a ONG Banco de Alimentos, Luciana sentia que era uma voz falando no deserto. “Hoje não mais, mas é preciso tomar consciência e agir. Porque a fome é mitigável, não deveria existir. Ela só existe porque a gente permite, seja por razões políticas, sociais e de ordem econômica. Se a sociedade pensasse diferente e agisse diferente, a fome não existiria mais”, afirmou Luciana.

Assista na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=q6s1opegip4&feature=youtu.be

Outros Posts ONG BANCO DE ALIMENTOS

drasticamente. (1)

Apoio ao combate à fome caiu drasticamente.

Com a flexibilização de medidas da pandemia e a vinda das eleições, pouco se falou sobre o tema fome e a consequência disso foi a drástica redução de doações. Diante…

Arrecadação Outubro

  Ao longo do mês de outubro, mais de 25 no mil pessoas em situação de vulnerabilidade social foram beneficiadas pela entrega de mais de 127 toneladas de alimentos. Na…
arrecadação setembro

Arrecadação Setembro

Ao longo do mês de setembro, mais de 28 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social foram beneficiadas pela entrega de mais de 75 toneladas de alimentos. Foram distribuídas 914…
EnglishPortuguese