Somos o resultado da visão pioneira de nossa fundadora, a economista Luciana Chinaglia Quintão, e a soma de esforços de cidadãos, empresas e indústrias alimentícias dedicadas a reduzir o desperdício de alimentos e a combater a fome.

Fundada em 1998, a ONG Banco de Alimentos é uma associação civil que recolhe alimentos que já perderam valor de prateleira no comércio e indústria, mas ainda estão aptos para consumo, e os distribui onde são mais necessários. No lugar de descartar legumes, massas, frutas, entre outros, os parceiros doam os excedentes à ONG que repassa tudo às entidades sociais cadastradas no projeto. Essa distribuição permite a complementação nutricional de refeições servidas para milhares de crianças, jovens, adultos e idosos na cidade de São Paulo, todos os dias.

Alimentando a inclusão social

Nossas ações tratam em conjunto o problema da fome e da exclusão social. A distribuição dos alimentos satisfaz a necessidade básica, enquanto as ações educativas promovem um maior aproveitamento dos nutrientes fornecidos, possibilitando uma alimentação mais saborosa e balanceada. A melhoria na saúde favorece o desenvolvimento psicomotor das pessoas assistidas, criando condições para sua inserção na sociedade e no setor produtivo. O ciclo da fome é interrompido, o ciclo da inclusão social é favorecido.

Palavra da Presidente

“Sempre disse que somos nós mesmos que fazemos a realidade à nossa volta. Venho, há anos, combatendo a fome e o desperdício de alimentos em um clima de perseverança e atitude construtiva, alertando e educando sobre o papel de todos na construção da realidade que queremos ter. A fome mata, mas a indiferença mata mais.” - Luciana Chinaglia Quintão.

Em 2022 somos, oficialmente, uma nação onde 125 milhões de pessoas vivem em estado de insegurança alimentar. Aproximadamente, metade da população brasileira. Os índices de pobreza e miséria estão em alta: 10% da população recebe de 70 a 140 reais para gastar por mês, enquanto alarmantes 4% recebem menos de 70 reais, colocando gente de todas as idades em situação de insegurança alimentar. Quase ⅓ da população sem condições mínimas de viver dignamente, nem mesmo para comer na quantidade e qualidade adequadas à vida saudável. Tudo isso enquanto o Brasil lidera o ranking mundial de produção e exportação de diversos alimentos básicos, como soja, carne de frango, açúcar, entre outros. É inacreditável. É inaceitável. Só será possível mudar o destino de nosso país se investirmos em educação para que os jovens construam uma sociedade mais consciente, participativa e eficiente. Só seremos uma nação quando a fome não for mais um impeditivo para termos cidadãos participativos na construção da grande família brasileira.

Luciana Chinaglia Quintão, Economista – Fundadora ONG Banco de Alimentos.

Resultados Acumulados ONG Banco de Alimentos

Conheça nossos resultados de 1998 a 2022

0
MIL TONELADAS
DE ALIMENTOS entregues
0
MIL PESSOAS
beneficiadas diariamente
0

ANOS
tempo de existência

Time que torna possível a luta contra o desperdício e a fome.

Sabemos que sozinhos não conseguiremos vencer essa luta. Além do engajamento da sociedade civil, a ONG Banco de Alimentos conta com uma equipe de colaboradores que trabalha com coração e amor.

Luciana Chinaglia Quintão

Presidente

Bacharel em economia, mestre em administração de empresas e empreendedora social. Tem interesse no desenvolvimento humano e natureza.

Jorge Toquetti

Diretor Geral

Economista, empreendedor e humanista, resolveu atuar no terceiro setor, por acreditar na força da mobilização da sociedade civil para promover  as transformações socioambientais que deseja.

Raquel Mazzoni

Secretariado

Assistente da presidência. Procura mais ouvir do que falar. Preza pela família e gosta de promover a felicidade dos outros.

Mariana Fernandes

Mariana Fernandes

Coordenação Geral

Psicóloga de formação, atua no terceiro há mais de 10 anos por acreditar que a desigualdade social e as suas consequências devem ser combatidas todos os dias.

Cláudio Cui

Administrativo

Antes de tudo, esposo e pai. Ama a mente humana, é vegano e vai do heavy metal ao mantra budista. Sonha com um mundo sem sofrimento para todos os seres.

Cecilia Labate

Financeiro

Bancária com 25 anos de experiência. Adora estar em meio à natureza, bichos e plantas. Busca sempre estar em contato com a terra.

Luan Ventura

Luan Ventura

Comunicação

Publicitário, apaixonado por animais e pela natureza, atua há mais de 10 anos no terceiro setor engajando pessoas por um mundo melhor.

Yeza Costa Barros

Recursos/CRM

Formada em Publicidade e Propaganda, há 3 anos decidiu mergulhar de cabeça no 3° setor. Filha única, geminiana e feminista. Apaixonada por causas sociais, animais e por música popular brasileira.

Cesar Renato Neres

Captação de Alimentos<br>e Parcerias

Técnico em eletrônica, bacharel em ciências biológicas e pós graduado em gestão de serviços de saúde. Acredita que conectar conhecimentos, ferramentas e pessoas é o melhor caminho para utilizar plenamente todo o potencial transformador que existe nas coisas e pessoas. É um inconformado com o desperdício de absolutamente tudo que existe no mundo.

Aline Nelly

Relacionamento com Investidores Sociais

Administradora, estudante de Nutrição, ‘from Amazon’, engajada no terceiro setor desde os dezesseis anos de idade, acredita que “só há um caminho para a sobrevivência das marcas: compartilhar um propósito único e verdadeiro com a sociedade” e isso a motiva pela conquista de um mundo melhor.

Isabel Massaretto

PROJETOS

Bacharel em Farmácia com Mestrado e Doutorado em Ciência dos Alimentos. Acredita que o conhecimento é uma importante ferramenta de transformação, principalmente quando usado a favor dos que mais precisam. Ama conhecer novos lugares, culturas e formas de enxergar o mundo.

Andrea Moraes

Projeto Inteligência Social

Nutricionista, pós-graduada em Saúde da Família.  Apaixonada pelos animais. Encantada pela natureza. Vegana. Adora música, autoconhecimento e espiritualidade. Em seu tempo livre, curte estar com sua família linda e fazer trabalho voluntário.

Larissa Mortari

ASSISTÊNCIA SOCIAl

Assistente Social especialista na área de gerontologia. Encontrou no 3º setor sua verdadeira paixão. Mãe de gatinhos, ama viajar, futebol e estar entre amigos. Esta sempre envolvida em alguma causa social ou trabalho voluntário.

Grazieli Torres

Estagiária de Assistência Social

Estudante de Serviço Social, apaixonada em conhecer histórias de vida. Gosta de viajar e vivência cultural, ama estar entre família e amigos e participa de trabalho voluntário.

Luana Araújo

Nutrição

Nutricionista, apaixonada pela área da Saúde Pública e com muita vontade de ajudar pessoas. Gosta muito de música, especialmente MPB, leituras de vários gêneros e ama estar rodeada de amigos.

Natalia Rodrigues

Nutrição
Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo, aprimorada em Transtornos Alimentares pelo AMBULIM. Nas horas vagas gosta de ler, viajar, cozinhar e ballet.

Lucas Moraes

Estagiário de Nutrição

Estudante de Nutrição e formado em Gastronomia. Apaixonado pela área de alimentos e suas particularidades. Ama estar em contato com a cozinha, com a leitura, a natureza e com uma boa música pop.

Elisvaldo Vidal

Logística
Eli é formado em logística e administração. Pai do André, também é músico, gosta de cinema e de viajar para praia.

Carlos Pardin

Motorista
Bem humorado, acompanha vários campeonatos internacionais de futebol, gosta de assistir filmes e ouvir músicas antigas.

José Carlos Goering

Motorista
Rapidamente, sua timidez dá lugar à gentileza. Aproveita momentos de lazer com sua família e de gosta de visitar amigos.

Gilberto Gonçalves

Auxiliar
Dedica-se de corpo e alma ao trabalho. Como um bom Palmeirense, não perde um jogo do time. É musico e adora tocar e cantar para amigos e familiares.

Jheimison Leme

Auxiliar
Sempre com sorriso no rosto, Jhey, como gosta de ser chamado, é divertido, gosta de conversar e de jogar bola.

Gerolina Santana

Serviços Gerais
É quem cuida de todos os funcionários que trabalham na sede da ONG. Avó do Nicolas, adora praia, forró e músicas românticas.
EnglishPortuguese