Somos o resultado da visão pioneira de nossa fundadora, a economista Luciana Chinaglia Quintão, e a soma de esforços de cidadãos, empresas e indústrias alimentícias dedicadas a reduzir o desperdício de alimentos e a combater a fome.

Fundada em 1998, a ONG Banco de Alimentos é uma associação civil que recolhe alimentos que já perderam valor de prateleira no comércio e indústria, mas ainda estão aptos para consumo, e os distribui onde são mais necessários. No lugar de descartar legumes, massas, frutas, entre outros, os parceiros doam os excedentes à ONG que repassa tudo às entidades sociais cadastradas no projeto. Essa distribuição permite a complementação nutricional de refeições servidas para milhares de crianças, jovens, adultos e idosos na cidade de São Paulo, todos os dias.

Alimentando a inclusão social

Nossas ações tratam em conjunto o problema da fome e da exclusão social. A distribuição dos alimentos satisfaz a necessidade básica, enquanto as ações educativas promovem um maior aproveitamento dos nutrientes fornecidos, possibilitando uma alimentação mais saborosa e balanceada. A melhoria na saúde favorece o desenvolvimento psicomotor das pessoas assistidas, criando condições para sua inserção na sociedade e no setor produtivo. O ciclo da fome é interrompido, o ciclo da inclusão social é favorecido.

Palavra da Presidente

“Sempre disse que somos nós mesmos que fazemos a realidade à nossa volta. Venho, há anos, combatendo a fome e o desperdício de alimentos em um clima de perseverança e atitude construtiva, alertando e educando sobre o papel de todos na construção da realidade que queremos ter. A fome mata, mas a indiferença mata mais.” - Luciana Chinaglia Quintão.

Em 2021 somos, oficialmente, uma nação onde 117 milhões de pessoas vivem em estado de insegurança alimentar. Aproximadamente, metade da população brasileira. Os índices de pobreza e miséria estão em alta: 10% da população recebe de 70 a 140 reais para gastar por mês, enquanto alarmantes 4% recebem menos de 70 reais, colocando gente de todas as idades em situação de insegurança alimentar. Quase ⅓ da população sem condições mínimas de viver dignamente, nem mesmo para comer na quantidade e qualidade adequadas à vida saudável. Tudo isso enquanto o Brasil lidera o ranking mundial de produção e exportação de diversos alimentos básicos, como soja, carne de frango, açúcar, entre outros. É inacreditável. É inaceitável. Só será possível mudar o destino de nosso país se investirmos em educação para que os jovens construam uma sociedade mais consciente, participativa e eficiente. Só seremos uma nação quando a fome não for mais um impeditivo para termos cidadãos participativos na construção da grande família brasileira.

Luciana Chinaglia Quintão, Economista – Fundadora ONG Banco de Alimentos.

Resultados Acumulados ONG Banco de Alimentos

Conheça nossos resultados de 1998 a 2020

0
Toneladas
DE ALIMENTOS entregues
0
pessoas beneficiadas
diariamente
0
anos
tempo de existência

Time que torna possível a luta contra o desperdício e a fome.

Sabemos que sozinhos não conseguiremos vencer essa luta. Além do engajamento da sociedade civil, a ONG Banco de Alimentos conta com uma equipe de colaboradores que trabalha com coração e amor.

Luciana Chinaglia Quintão

Presidente

Bacharel em economia, mestre em administração de empresas e empreendedora social. Tem interesse no desenvolvimento humano e natureza.

Jorge Toquetti

Diretor Geral

Economista, empreendedor e humanista, resolveu atuar no terceiro setor por não acreditar na eficiência do Estado como agente promotor de Justiça Social.

Raquel Mazzoni

Secretariado

Assistente da presidência. Procura mais ouvir do que falar. Preza pela família e gosta de promover a felicidade dos outros.

Mariana Fernandes

Mariana Fernandes

Coordenação Geral

Psicóloga de formação, atua no terceiro há mais de 10 anos por acreditar que a desigualdade social e as suas consequências devem ser combatidas todos os dias.

Fatima Araujo

Administrativo

Administradora. Ama viajar e se encanta com a natureza. Gosta de pessoas, de cozinhar e de cuidar de suas plantas, recarregam suas energias.

Cecilia Labate

Financeiro
Bancária com 25 anos de experiência. Adora estar em meio a natureza, bichos e plantas. Busca sempre estar em contato com a terra.
Luan Ventura

Luan Ventura

Comunicação

Publicitário, apaixonado por animais e pela natureza, atua há mais de 10 anos no terceiro setor engajando pessoas por um mundo melhor.

Letícia Zambrana

Comunicação
Curiosa por natureza, animada (e ansiosa) com novidades e não perde uma festinha.

Larissa Mortari

ASSISTÊNCIA SOCIAl

Assistente Social especialista na área de gerontologia. Encontrou no 3º setor sua verdadeira paixão. Mãe de gatinhos, ama viajar, futebol e estar entre amigos. Esta sempre envolvida em alguma causa social ou trabalho voluntário.

Lavinia Martins

Rel. Investidor Social
Advogada especialista em Direitos humanos, encontrou no Relacionamento com Investidores Sociais e captação de recursos seu verdadeiro propósito. É Apaixonada por viagem, praia, música e pelo seu cachorro que é amor de sua vida.

Yeza Costa Barros

Recursos/CRM

Formada em Publicidade e Propaganda, há 3 anos decidiu mergulhar de cabeça no 3° setor. Filha única, geminiana e feminista. Apaixonada por causas sociais, animais e por música popular brasileira.

Natalia Rodrigues

Nutrição
Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo, aprimorada em Transtornos Alimentares pelo AMBULIM. Nas horas vagas gosta de ler, viajar, cozinhar e ballet.

Elisvaldo Vidal

Logística
Eli é formado em logística e administração. Pai do André, também é músico, gosta de cinema e de viajar para praia.

Carlos Pardin

Motorista
Bem humorado, acompanha vários campeonatos internacionais de futebol, gosta de assistir filmes e ouvir músicas antigas.

José Carlos Goering

Motorista
Rapidamente, sua timidez dá lugar à gentileza. Aproveita momentos de lazer com sua família e de gosta de visitar amigos.

Gilberto Gonçalves

Auxiliar
Dedica-se de corpo e alma ao trabalho. Como um bom Palmeirense, não perde um jogo do time. É musico e adora tocar e cantar para amigos e familiares.

Jheimison Leme

Auxiliar
Sempre com sorriso no rosto, Jhey, como gosta de ser chamado, é divertido, gosta de conversar e de jogar bola.

Gerolina Santana

Serviços Gerais
É quem cuida de todos os funcionários que trabalham na sede da ONG. Avó do Nicolas, adora praia, forró e músicas românticas.

Estágio de Nutrição

Desde 2011, quando firmamos parceria com o Centro Universitário São Camilo, proporcionamos aos alunos do último ano do curso de Nutrição a oportunidade de realizar estágio curricular na ONG Banco de Alimentos. Durante o estágio eles realizam trabalhos e pesquisas científicas para o desenvolvimento de materiais de divulgação sobre alimentação e Aproveitamento Integral dos Alimentos, e são responsáveis pela elaboração de fichas técnicas com tabelas de valor nutricional das preparações e manuais de nutrição para aperfeiçoar o conteúdo de palestras, oficinas e workshops.

Beatriz de Luca

Nutrição

Apaixonada por ciência e conhecimento, acredita em uma alimentação equilibrada e nutrição baseada em evidências, que envolva empatia e respeito. Afinal, nutrição é a arte de alimentar vidas.

 

Beatriz Thomaz

Nutrição

A nutrição torna o mundo melhor, o alimento une pessoas, e eu sou extremamente apaixonada pelas relações humanas e destinada a fazer a diferença na vida das pessoas pela nutrição e educação.

Bianca Pimentel

Nutrição

Meu objetivo é ajudar as pessoas a ter uma boa relação com os alimentos, incentivar a investirem em uma alimentação saudável, isso proporcionará o bem estar e uma vida longa com saúde para quem buscar.

Danyella Judkiewicz

Nutrição

Aluna do 7º Semestre de Nutrição do Centro Universitário São Camilo. Gosta de estudar, viajar, cozinhar, adora bebês e cachorros fofinhos!

Diana Cardoso

Nutrição

Apaixonada por nutrição e por ajudar as pessoas. Está em busca de conhecimento e experiência. Gosta de animais, viajar, andar de skate, cozinhar e comer.

EnglishPortuguese