Profissão Repórter – Produtos próximos do vencimento ajudam a alimentar 23 mil pessoas na Grande São Paulo

ONG Banco de Alimentos faz doações para 42 entidades e ajuda a evitar o desperdício. Em média, 5% dos produtos de hortifruti são recolhidos porque os consumidores não vão comprar mais.

Reportagem do programa Profissão Repórter publicada no G1, do jornalista Caco Barcellos, mostra como a ONG Banco de Alimentos faz doações para 42 entidades assistenciais e ajuda a evitar o desperdício. Segundo o programa, em média, 5% dos produtos de hortifrúti são recolhidos dos supermercados porque os consumidores não vão comprar mais.

A reportagem mostra que, o que poderia ser mais uma cena cotidiana de descarte, transforma-se em um gesto de solidariedade que leva comida à mesa de 23 mil pessoas na Grande São Paulo. O trabalho, intermediado pela ONG Banco de Alimentos, ajuda 42 entidades.

A equipe filmou a coleta de alimentos em supermercado e a entrega em uma das entidades assistidas, a ILPI Butantã, atendida pela ONG Samaritano – São Francisco de Assis.

Em entrevista, Luciana Chinaglia Quintão, fundadora e presidente da ONG, fala sobre a lei 14016/20, promulgada em 2020, que busca estimular a doação de alimentos excedentes e diminuir o desperdício no país. A lei oferece maior segurança jurídica aos doadores e só prevê punição se algo estragado for doado de propósito. Demorou mais de 20 anos para ser promulgada, o que dificultou as doações, e ainda tem pouco efeito prático. “A lei é muito pouco conhecida e é muito importante que quem trabalha com alimentos se utilize dessa lei para que realmente doe alimentos”, afirmou Luciana.

Assista ao vídeo da reportagem na íntegra no link: https://g1.globo.com/profissao-reporter/noticia/2022/02/24/produtos-proximos-do-vencimento-ajudam-a-alimentar-23-mil-pessoas-na-grande-sao-paulo.ghtml.

Outros Posts ONG BANCO DE ALIMENTOS

rony-meisle-e-alexandre-birman_1_33666

Estado de Minas – Gestão com propósito

Em entrevista ao jornal Estado de Minas (04/09), Rony Meisler, cofundador do Grupo Reserva e CEO da AR&Co, destaca o projeto 1P5P de combate à fome, desenvolvido com a ONG…
crianças

OBA e escolas juntas para um mundo mais sustentável.

 ONG Banco de Alimentos mobiliza crianças e jovens nas escolas para atividades relativas ao Dia Mundial da Alimentação, em 16 de outubro.   811 milhões de pessoas vivem em estado…
EnglishPortuguese