Nem todo mundo possui muito espaço para ter uma horta em casa, mas montar vasinhos com temperos, PANCs ( Plantas alimentícias não convencionais), e algumas hortaliças pode ser mais fácil do que se imagina.
A ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata sp) é uma hortaliça conhecida como carne vegetal por sua riqueza nutricional. Possui alto teor de proteínas, minerais como manganês, ferro, cálcio, além de vitamina C e fibras.
Seu teor proteico, destaca-se e pode concentrar de 17 a 32% de proteína em matéria seca. Já existe no mercado um tipo de farinha que enriquece bolos, pães e massas, deixando as receitas com um tom esverdeado. Também é possível consumir a ora-pro-nóbis in natura em saladas e pratos frios, além de utilizá-la em refogados, em sopas, tortas, omeletes, vitaminas e outros preparos culinários.
CONSUMINDO A ORA-PRO-NÓBIS INTEGRALMENTE
Flores: São comestíveis e servem também para decorar os pratos.
Fruta: De cor alaranjada, mostra a presença de betacaroteno e pode ser utilizada para o preparo de geleias, sucos, licores, doces, entre outros.
Broto: É cheio de fibras. O talinho ou ponteira que é a parte jovem do ora-pro-nóbis é crocante e costuma ser degustado cru em saladas.
Esta PANC é muito conhecida e utilizada na culinária mineira. Recentemente a Epagri ( Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), incluiu a ora-pro-nóbis em cestas básicas oferecidas às famílias em situação de insegurança alimentar na cidade de Florianópolis. As PANCs como a ora-pró -nóbis possuem grande importância ecológica, nutricional e cultural, que auxiliam uma melhor distribuição e produção dos alimentos. Mais uma alternativa para uma alimentação balanceada e nutritiva.