Pancs

PANC Pra Plantar Em Casa

Nem todo mundo possui muito espaço para ter uma horta em casa, mas montar vasinhos com temperos, PANCs ( Plantas alimentícias não convencionais), e algumas hortaliças pode ser mais fácil do que se imagina.

A ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata sp) é uma hortaliça conhecida como carne vegetal por sua riqueza nutricional. Possui alto teor de proteínas, minerais como manganês, ferro, cálcio, além de vitamina C e fibras.

Seu teor proteico, destaca-se e pode concentrar de 17 a 32% de proteína em matéria seca. Já existe no mercado um tipo de farinha que enriquece bolos, pães e massas, deixando as receitas com um tom esverdeado. Também é possível consumir a ora-pro-nóbis in natura em saladas e pratos frios, além de utilizá-la em refogados, em sopas, tortas, omeletes, vitaminas e outros preparos culinários.

CONSUMINDO A ORA-PRO-NÓBIS INTEGRALMENTE
Flores: São comestíveis e servem também para decorar os pratos.
Fruta: De cor alaranjada, mostra a presença de betacaroteno e pode ser utilizada para o preparo de geleias, sucos, licores, doces, entre outros.
Broto: É cheio de fibras. O talinho ou ponteira que é a parte jovem do ora-pro-nóbis é crocante e costuma ser degustado cru em saladas.

Esta PANC é muito conhecida e utilizada na culinária mineira. Recentemente a Epagri ( Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), incluiu a ora-pro-nóbis em cestas básicas oferecidas às famílias em situação de insegurança alimentar na cidade de Florianópolis. As PANCs como a ora-pró -nóbis possuem grande importância ecológica, nutricional e cultural, que auxiliam uma melhor distribuição e produção dos alimentos. Mais uma alternativa para uma alimentação balanceada e nutritiva.

Outros Posts ONG BANCO DE ALIMENTOS

drasticamente. (1)

Apoio ao combate à fome caiu drasticamente.

Com a flexibilização de medidas da pandemia e a vinda das eleições, pouco se falou sobre o tema fome e a consequência disso foi a drástica redução de doações. Diante…

Arrecadação Outubro

  Ao longo do mês de outubro, mais de 25 no mil pessoas em situação de vulnerabilidade social foram beneficiadas pela entrega de mais de 127 toneladas de alimentos. Na…
arrecadação setembro

Arrecadação Setembro

Ao longo do mês de setembro, mais de 28 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social foram beneficiadas pela entrega de mais de 75 toneladas de alimentos. Foram distribuídas 914…
EnglishPortuguese