Educação Nutricional

Não basta distribuir o que colhemos, acreditamos ser fundamental ensinar a manipulação e o preparo adequado aos alimentos, sempre visando a utilização integral dos alimentos, aumento no valor nutricional das refeições, contribuindo concretamente para a melhoria da saúde das pessoas atendidas. Temos pessoas chaves para nos auxiliar nestes trabalhos: estudantes do último ano do Curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo.

AÇÕES EDUCATIVAS

Nossas ações educativas buscam unir o mundo acadêmico às demandas da sociedade. Desde 2011, quando firmamos parceria com o Centro Universitário São Camilo, proporcionamos aos alunos do último ano do curso de Nutrição a oportunidade de realizar estágio curricular na ONG Banco de Alimentos. Durante o estágio eles realizam trabalhos e pesquisas científicas para o desenvolvimento de materiais de divulgação sobre alimentação e Aproveitamento Integral dos Alimentos, e são responsáveis pela elaboração de fichas técnicas com tabelas de valor nutricional das preparações e manuais de nutrição para aperfeiçoar o conteúdo de palestras, oficinas e workshops.

Oficinas Culinárias para colaboradores das entidades sociais

Aproximadamente uma vez por mês, a ONG Banco de Alimentos reúne na cozinha-escola do Centro Universitário São Camilo colaboradores ligados à cozinha das entidades apoiadas para desenvolver receitas com Aproveitamento Integral dos Alimentos, além de prover informações sobre as melhores práticas de manipulação de alimentos e seus valores nutricionais.

Programa de Orientação Alimentar (POA)

Este trabalho é conduzido por estagiários de nutrição e coordenado em conjunto pela nutricionista da ONG Banco de Alimentos e professores do Centro Universitário São Camilo. Ao visitar as entidades sociais apoiadas pela ONG Banco de Alimentos, nossas estagiárias identificam demandas relacionadas à manipulação de alimentos, preparo de refeições e alimentação dos atendidos para formular projetos que ajudem a suprir estas demandas de forma concreta.

COLHEITA URBANA

Combatemos a fome e o desperdício
buscando onde sobra e entregando onde falta.

Veja como funciona

CONSCIENTIZAÇÃO

O Brasil que desperdiça alimentos precisa conhecer o Brasil que passa fome.

conheça nossas ações
EnglishPortuguese