Conscientização

A ONG Banco de Alimentos também leva suas ações e conhecimentos para além das áreas circunscritas da fome, atuando junto à empresas e escolas. A ideia é conscientizar para gerar uma mudança de cultura permanente, além de incentivar mais pessoas à ação. Essas iniciativas retroalimentam nossas ações sociais e buscam alcançar a sustentabilidade por meio de mudanças socioculturais, bem como realizar a ponte entre “os dois Brasis”: o Brasil que passa fome e o Brasil que desperdiça alimentos todos os dias.

Palestras e Workshops

As palestras possuem temas relacionados à alimentação saudável, nutrição, aproveitamento integral dos alimentos, o trabalho da ONG Banco de Alimentos, indicadores sociais e de desperdício. A atividade possui duração média de 1 hora, com entrega de material impresso sobre o tema exposto e um certificado de participação. Os workshops são palestras interativas, onde o auditório é convocado a participar com dinâmicas ou com opiniões sobre vídeos ou outros recursos audiovisuais utilizados pertinentes ao tema abordado em apresentação, conferindo à palestra um caráter mais prático. Os workshops oferecidos pela possuem os mesmos temas de uma palestra simples, com duração de 1h30min, conferindo-se 1 hora para a palestra e 30 minutos para interação (dinâmicas, exposições de vídeos, discussões em grupo, etc.), com entrega de material impresso sobre o tema exposto e certificado de participação.

Oficina Mão na Massa

A proposta da Oficina Mão na Massa é promover a gastronomia sustentável convidando o público a participar no preparo de receitas com o aproveitamento integral dos alimentos. O cardápio de atividades é elaborado dependendo do público-alvo e número de participantes, podendo incluir receitas para almoço, jantar, coffee-break e happy hour.

 

Conteúdo básico: Apresentação do trabalho da ONG Banco de Alimentos, indicadores sociais e do desperdício, apresentação do conceito de aproveitamento integral dos alimentos, instruções para higiene e segurança na cozinha, trabalho em equipe, proatividade e espírito de liderança.

 

Quem pode participar: Adultos, jovens e crianças
Duração média: 1h30min
Limite de participantes: 30 pessoas
Entrega: Material Impresso + Certificado de Participação

Oficina Show

Com caráter expositivo, a Oficina Show apresenta conceitos importantes sobre alimentos, meio ambiente e combate à fome. Abordamos desde a importância do uso de partes não convencionais de verduras, legumes e frutas na alimentação, até questões sobre responsabilidade social e ambiental.

 

 

Conteúdo básico:  Demonstração de receitas com o aproveitamento integral de alimentos, dicas de economia, redução do desperdício, diminuição do lixo orgânico e responsabilidade socioambiental.

 

Quem pode participar: Adultos, jovens e crianças
Duração média: 1h30min
Limite de participantes: 30 pessoas
Entrega: Material Impresso + Certificado de Participação

COLHEITA URBANA

Combatemos a fome e o desperdício
buscando onde sobra e entregando onde falta.

Veja como funciona

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL

Conhecimento para o máximo aproveitamento nutricional dos alimentos doados.

Conheça melhor
EnglishPortuguese