A ONG Banco de Alimentos promoveu neste mês de setembro a atividade Descoberta das Frutas para crianças de 2 a 3 anos de idade atendidas pelo CEI Santa Rosa, na capital paulista. A dinâmica envolveu conversas entre estudantes de nutrição do Centro Universitário São Camilo e as crianças sobre alimentação saudável. O papo foi sobre consumo de legumes e frutas, muitas vezes rejeitados pela garotada, que não possui informações do quanto esses alimentos são importantes para a saúde. Para muitos, foi o primeiro contato com frutas como abacate e melão.
Com o objetivo de criar uma boa relação entre as crianças e os alimentos, Camilla de Lucca e Fernanda Miramontes apresentaram diversas frutas, perguntando aos pequenos se as conheciam, qual o nome de cada uma e mostrando como esses alimentos são por dentro e por fora: uma verdadeira aula lúdica, revelando estruturas e valores nutricionais.
O resultado, segundo as estudantes, foi incrível. “Passamos não só boas informações, mas também, carinho” afirma Camilla. Para Fernanda, acolher é o primeiro passo para educar, e assim foi feito na prática. “As crianças adoraram a atividade, interagiram muito com todos os alimentos e, no final, comeram tudo que mostramos!” revela, satisfeita.
Essa foi a primeira vez que as futuras nutricionistas realizaram uma atividade de educação nutricional com o público infantil. O resultado, avaliam, agradou também à garotada que se mostrou interessada e contente. “Queríamos e conseguimos aproximar as crianças das frutas para que conhecessem as variedades e tivessem mais vontade de consumi-las” aponta Fernanda.
A iniciativa ganha ainda mais relevância pois conscientiza e enriquece o pensamento sobre alimentação saudável com crianças que levarão esta vivência para o resto de suas vidas.
Imagem: Designed by 4045 / Freepik