fbpx

ONG Banco de Alimentos participa da Fispal Food Service

Os visitantes poderão conhecer o trabalho realizado pela ONG e as soluções que permitem às empresas reforçar as suas ações na área da responsabilidade socioambiental

A ONG Banco de Alimentos marcará presença na Fispal Food Service e Fispal Sorvetes, feiras simultâneas que acontecem entre 13 e 16 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo, e que deverão reunir mais de 46 mil visitantes, entre eles profissionais de restaurantes, bares, pizzarias, padarias, sorveterias, indústrias de sorvetes e outros estabelecimentos. No estande da ONG, os visitantes poderão conhecer o trabalho da organização, que há 25 anos atua no combate à fome e ao desperdício de alimentos, e todas as oportunidades de parcerias que permitem às empresas do setor avançar na implementação de práticas sociais e ambientais realmente transformadoras.

Fundada em 1998, a ONG Banco de Alimentos (OBA) é uma associação pioneira na sociedade civil no combate à fome e ao desperdício de alimentos. Por meio do trabalho denominado Colheita Urbana, recolhe alimentos que já perderam valor de prateleira no comércio, no campo e na indústria, mas ainda estão aptos para consumo, e distribui onde são mais necessários. No lugar de descartar legumes, massas, frutas e outros gêneros alimentícios, os parceiros doam os excedentes à ONG, que repassa tudo às 58 entidades sociais cadastradas, complementando assim, continuamente, as refeições de mais de 25 mi pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além da Colheita Urbana, a OBA atua nos pilares Educação Nutricional, Conscientização e Assistência Social.

Durante a pandemia e em situações de tragédia como as provocadas pelas fortes chuvas, a OBA amplia a sua atuação para atender comunidades não só em São Paulo mas em outros estados, fornecendo cestas básicas e cartões alimentação. A equipe se mobilizou, por exemplo, para levar doações a locais atingidos pelas fortes chuvas, deslocando-se para os estados de Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Rio de Janeiro e Litoral Norte de São Paulo.

Para levar adiante o seu trabalho, a ONG conta com a parceria de investidores sociais e de doadores de alimentos (supermercados, produtores rurais, empresas de produtos alimentícios e outras). São parcerias fundamentais que transformam vidas e que permitiram à ONG arrecadar mais de 18 milhões de quilos de alimentos desde a sua fundação, para fazer com que cheguem ao prato de quem precisa.

“A oportunidade de participação na feira, fruto de uma parceria com a Fispal, é uma forma de estreitar o relacionamento com as empresas que nos apoiam e de conquistar novos parceiros, que costumamos chamar de transformadores sociais. Cada vez mais as empresas estão preocupadas em impactar de forma positiva a sociedade nas áreas ambiental, social e de governança, por meio de ações ESG. A atuação da ONG dá efetividade às ações ESG das empresas parceiras, por meio de seu conhecimento de especialista e de garantia de impacto real positivo nas comunidades e no meio ambiente, consolidando-se como parceira relevante de estratégias que visam a responsabilidade socioambiental”, afirma Jorge Toquetti, diretor-geral da ONG Banco de Alimentos.

Há muito a fazer, uma vez que a questão da fome está longe de ser resolvida no país. Mais da metade da população – 125,2 milhões de brasileiros (58,7% da população) – vive em situação de insegurança alimentar, sendo que 33,1 milhões (15,2%) em insegurança alimentar grave, sem ter o que comer (2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, da Rede Penssan). Por outro lado, 55 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas por ano Brasil, considerando toda a cadeia alimentar, segundo o Movimento Pacto Contra a Fome. Uma triste realidade que é urgente combater!

A equipe da OBA estará a postos durante toda a feira, em estande localizado no corredor L entre as alas marrom e laranja, próximo ao estande da Sebrae.

Aguardamos a sua visita!

Junte-se a nós na luta contra a fome e o desperdício de alimentos.

Seja um dos nossos parceiros e reforce as ações da sua empresa na área da responsabilidade socioambiental.

Contamos com a sua parceria para realizar a ponte entre os dois “Brasis” – o Brasil que passa fome e o Brasil que desperdiça alimentos todos os dias!

SERVIÇO
Data: 13 a 16 de junho de 2023
Horário: terça a quinta-feira das 13h às 20h e sexta-feira das 13h às 19h
Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP
Promoção e Organização: Informa Markets Brasil
Para mais informações, visite: www.fispalfoodservice.com.br

Outros Posts ONG BANCO DE ALIMENTOS

Omelete com beterraba com casca

Omelete roxo de beterraba com casca

OMELETE ROXO DE BETERRABA COM CASCA    INGREDIENTES   1 beterraba   ½ cebola  Cebolinha a gosto  6 ovos   Sal a gosto    Pimenta a gosto    Azeite a gosto     MODO DE PREPARO:   …
Salada de folhas e legumes

Salada de folhas e legumes

SALADA DE FOLHAS E LEGUMES     INGREDIENTES    ½ cenoura  1 beterraba   ½ pepino  1 maço de alface americana    1 caixa de tomate cereja    Azeite a gosto  Sal a gosto       MODO…
Feijão com legumes com cascas

Feijão com legumes com casca

FEIJÃO COM LEGUMES COM CASCA    INGREDIENTES   500g de feijão;    3 folhas de louro;    1 cenoura;   2 batatas;   2 tomates maduros;    1 cebola;  2 dentes de alho;    Azeite a gosto; …