ONG Banco de Alimentos mobiliza crianças e jovens nas escolas para atividades relativas ao Dia Mundial da Alimentação, em 16 de outubro.
811 milhões de pessoas vivem em estado de insegurança alimentar no mundo, sem acesso a alimentos em quantidade e qualidade suficientes (FAO, 2020).
931 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas por ano no mundo -17% da produção total de alimentos (PNUMA e FAO, 2021).
125,2 milhões de brasileiros vivem em estado de insegurança alimentar. Entre eles, 33,1 milhões passam fome (insegurança alimentar grave) – (Rede Penssan, 2022).
27 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas em média por ano, no Brasil (ONU).
O Brasil é o décimo país que mais desperdiça alimentos no mundo (ranking da FAO/PNUMA e WRAP com 54 países, 2021)
Enquanto milhões passam fome, milhões desperdiçam alimentos próprios para o consumo, que são descartados. No Brasil, o desperdício acontece em toda a cadeia alimentar – 10% no campo; 50% no manuseio e transporte; 30% nas centrais de abastecimento; 10% nos supermercados e nas mãos dos consumidores (dados OBA e estimativa Embrapa).
A fome desperdiça também o potencial humano. Uma criança brasileira nascida em 2019 deve alcançar em média apenas 60% do seu capital humano potencial ao completar 18 anos (Banco Mundial, 2022). Falta educação, falta saúde, falta comida.
Juntos, nós podemos fazer a diferença
Para o Dia Mundial da Alimentação 2022, que acontece em 16 de outubro, a ONG Banco de Alimentos realiza um trabalho intenso de mobilização de crianças e jovens nas escolas, para levar conhecimento sobre o tamanho do desperdício e da fome no país, e engajar educadores e alunos na transformação desta realidade.
Ensinar, participar, transformar – acreditamos no potencial das novas gerações para a construção de um mundo sem desperdício e sem fome. Acreditamos que a fome só acabará quando mudarmos a nossa forma de estar no mundo.
Vamos levar atividades educativas para as escolas, adequadas às várias faixas etárias. Um espetáculo especial de circo unindo solidariedade e diversão irá despertar a consciência sobre o desperdício de alimentos e a fome; uma gincana social envolverá professores e alunos na arrecadação de alimentos para doação; os alunos poderão participar do processo de Colheita Urbana promovido pela ONG Banco de Alimentos; e muitas outras atividades estão previstas para o mês de outubro.
A ONG Banco de Alimentos, que há 24 anos combate a fome e o desperdício de alimentos no Brasil, quer que mais e mais pessoas abracem esta causa. Reduzir a perda e o desperdício de alimentos é uma missão essencial para erradicar a fome; é também um meio de fortalecer a sustentabilidade dos sistemas alimentares, reduzir as emissões de gases de efeito estufa e melhorar a saúde.
É urgente! Vamos nos unir e agir. Vamos promover uma forte conexão em rede e colocar a nossa inteligência coletiva em prática!