Nossas oficinas voltaram!

Com o avanço da vacinação e o fim do isolamento social, diversos setores estão retornando às atividades presenciais. Por aqui, estávamos aguardando ansiosamente esse momento para retornar com as nossas Oficinas Culinárias. \o/

Para a ONG, distribuir alimentos não é o bastante! Acreditamos ser fundamental ensinar a manipulação e o preparo adequado aos alimentos, sempre visando o  aumento no valor nutricional das refeições e a utilização integral dos alimentos, contribuindo concretamente para a melhoria da saúde e qualidade de vida das pessoas atendidas. As oficinas fazem parte do nosso eixo de Educação Nutricional e são atividades oferecidas às cozinheiras e cozinheiros que trabalham nas instituições beneficiadas mensalmente pela nossa Colheita Urbana.

A equipe de nutrição e o time de estagiários, ensinam diversas técnicas e compartilham informações e receitas sobre como elaborar uma alimentação mais saudável e saborosa, com menos desperdício dos alimentos.

A primeira oficina desde o começo da pandemia aconteceu ontem, dia 25 de maio, e contou com um cardápio delicioso:

  • Pão de folhas e talos
  • Pasta de entrecasca de maracujá
  • Torta surpresa de legumes
  • Bolo de banana
  • Viradinho de casca de banana
  • Quibe de abóbora com casca

“Realizar a primeira oficina culinária, depois de dois anos, foi um desafio e tanto, ainda mais sendo a minha primeira experiência como nutricionista da ONG! Foi um prazer reunir os colaboradores das instituições assistidas para prepararem as receitas, que, inclusive, ficaram maravilhosas! É muito bom ver o interesse de todos em participar dos processos e compartilharem os seus saberes!” (Luana Araújo,  nutricionista da ONG e responsável técnica)

Os participantes assistiram todo o passo-a-passo do preparo das receitas, fizeram perguntas e trocaram experiências entre si e com as nutricionistas. No fim, nossa equipe de Assistência Social, fez uma apresentação sobre “Cultura da Paz” .

“Todos os participantes aprendem com a mão na massa: além de prepararem e provarem as receitas propostas, trocam experiências sobre o dia-a-dia nas instituições que trabalham e compartilham práticas que fazem diferença na elaboração de refeições para milhares de pessoas todos os dias.” (Natália Rodrigues,  nutricionista da equipe de nutrição)

Agradecemos ao Centro Universitário São Camilo por prover toda a infraestrutura para a realização da oficina e também ao Supermercado Sonda por doar todos os alimentos utilizados nesta atividade.

Confira as fotos:

Outros Posts ONG BANCO DE ALIMENTOS

BANNER OBA – BLOG (3)

Plano Brasil Sem Fome

No dia 31/8 foi lançado o Plano Brasil Sem Fome, uma resposta do Governo Federal à volta do país ao mapa da fome da ONU e à dor dos 33…
BANNER OBA – BLOG (1)

O Rio Grande do Sul precisa de nós!

A equipe da ONG Banco de Alimentos está mobilizada com a ação SOS Rio Grande do Sul, para prestar apoio às vítimas do ciclone extratropical. O impacto dessa tempestade ocasionou…