Luciana Quintão participa do lançamento da Frente Parlamentar Contra a Fome

Luciana Chinaglia Quintão, presidente da ONG Banco de Alimentos, participou do lançamento da Frente Parlamentar Contra a Fome – em evento virtual da Câmara Municipal de São Paulo, no dia 25 de março –, proposta por meio do Projeto de Resolução – PR 9/2021, das vereadoras Janaína Lima (NOVO) e Cris Monteiro (NOVO), com a coautoria de outros 22 vereadores.

A Frente surge como um instrumento para a criação de propostas que fortaleçam políticas de longo prazo, para que as pessoas tenham uma alimentação digna na cidade de São Paulo. “Esta frente irá trabalhar firme na realização de estudos, criar um plano de ação para garantir alimentação adequada para todos os cidadãos paulistanos e reduzir o desperdício de alimentos. Segundo dados do Ministério da Saúde, 15 pessoas vão morrer de fome no Brasil até o fim do dia de hoje. Não é possível esperar mais um dia”, afirmou a vereadora Janaína Lima ao abrir o evento.

Convidada a participar, Luciana destacou em sua fala a importância da união da sociedade civil e do poder público no combate à fome e ao desperdício. “Quando eu criei a ONG Banco de Alimentos em 1998, inconformada com as desigualdades e com a fome que via à minha volta, diziam que eu poderia ser presa; 22 anos depois, finalmente, temos o Estatuto do Bom Samaritano, que incentiva as doações de alimentos e tira o ônus da sociedade civil”, disse Luciana.

Luciana destacou que a fome “é estrutural no Brasil, existe há mais de um século e é uma vergonha nacional”. “Antes da pandemia, tínhamos 57 milhões de pessoas vivendo em insegurança alimentar no país; no pós-pandemia, são 90 milhões de pessoas”, disse Luciana, ressaltando que “há algo muito errado na estrutura pública”. “É preciso que as políticas públicas sejam eficientes, com um olhar correto, para que a questão possa ser resolvida”, finalizou Luciana, colocando a ONG Banco de Alimentos à disposição da Frente Parlamentar para somar esforços no combate à fome e ao desperdício de alimentos. Entre março de 2020 e fevereiro de 2021 a ONG Banco de Alimentos arrecadou para doação um total de 5,176 milhões de quilos de alimentos.

Antes da fala de Luciana, a vereadora Janaína Lima afirmou que era importante diferenciar a ONG Banco de Alimentos, instituição da sociedade civil, dos bancos de alimentos públicos, uma vez que “muitas pessoas confundem”; e destacou que era uma “honra contar com a participação de Luciana no evento de lançamento”.

Além dos vereadores, participaram também do evento como convidados a Secretária de Relações Internacionais, Marta Suplicy; chefe de Gabinete Soninha Francine; Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento

Social, Berenice Giannella; Secretária-Adjunta de Direitos Humanos e Cidadania, Juliana Armede; e Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso, além do vice-prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes.

Para mais informações, acesse aqui.

Para assistir ao vídeo do evento, acesse aqui.

EnglishPortuguese