No mês de setembro, a casa transitória de Taiguara recebeu a visita de estudantes de nutrição, estagiárias da ONG Banco de Alimentos. Silvia Yoshimura e Lidia Irony desenvolveram duas atividades com jovens de 14 a 19 anos que se encontravam em situação de vulnerabilidade social. A primeira consistia na apresentação do guia alimentar da população brasileira. A atividade contou com um tipo de varal, onde os jovens podiam classificar diversas ilustrações de alimentos quanto ao seu grau de processamento. Os jovens descobriram diversas curiosidades, por exemplo, que três bananas e duas maçãs tem o mesmo valor monetário de uma bolacha, porém são muito mais nutritivas.
A segunda atividade focou em ensiná-los como aproveitar totalmente um alimento, mostrando que é possível usar partes que, muitas vezes, seriam descartadas. A garotada aprendeu que comendo estas partes, estarão enriquecendo sua dieta com muitos nutrientes. No final, houve uma degustação bolo de casca de laranja, que foi muito bem aceito e não deixou a desejar para bolos de laranja feitos de forma convencional.
Na opinião das futuras nutricionistas, a atividade foi sucesso. ‘Acreditamos que as informações foram assimiladas e entenderam que cuidar da alimentação é algo muito necessário” afirma Silvia.
Imagem: Designed by Dashu83 / Freepik