Logo Banco de Alimentos

Blog

INSECTA SHOES LANÇA CALÇADOS COM TECIDO PRODUZIDO DA FOLHA DO ABACAXI

A marca vegana produziu dois modelos de sandália com o Piñatex, tecido ecológico que é uma alternativa ao couro de animais

Por: Ilca Maria Estevão

Conhecida pelos calçados veganos e unissex, a marca Insecta Shoes acaba de introduzir uma novidade ao catálogo. Neste mês, a etiqueta brasileira lançou dois modelos produzidos com Piñatex, a famosa imitação de couro feita com abacaxi. O material é um tecido não tecido (TNT) produzido com fibras das folhas da fruta, que normalmente são descartadas.

Vem comigo saber mais!

No lugar das tradicionais estampas, as sandálias Argia e Lampiris ganharam versões feitas com o têxtil vegetal, na cor preta. Pelo Instagram, a marca disse que foram “anos de paquera” até começar a utilizar o material ecológico e biodegradável. Para criar um metro quadrado de Piñatex, a empresa britânica Ananas Anam usa cerca de 480 folhas, oriundas de 20 abacaxis.

“Como o abacaxi é a segunda fruta mais popular do mundo, sua produção mundial gera 25 milhões de toneladas de lixo todo ano. O que é considerado ‘lixo’ pode virar um tecido super-resistente e flexível para o seu calçado”, explica a Insecta Shoes.

Além de ser livre de crueldade, o processo de produção do Piñatex gera biomassa, que pode ser transformada em fertilizante agrícola e biogás. A fabricação tem baixo impacto ambiental, exige menos água e produtos químicos. O resultado é um produto bem parecido com o couro animal, leve e respirável.

Os calçados estão disponíveis no e-commerce e nas lojas físicas da marca, em São Paulo e Porto Alegre. O lançamento é uma parceria da Insecta Shoes com a empresa Asha – The Eco Based Company, que cria peças próprias e também faz collabs com outras etiquetas, utilizando o tecido de abacaxi como matéria-prima.

A Insecta Shoes recriou duas de suas sandálias em versões com o Piñatex, tecido não tecido que é feito com fibras de folhas de abacaxi.

As folhas, normalmente descartadas, são transformadas nesta alternativa ao couro animal

O resultado é um material resistente, ecológico e biodegradável.

 

Lançado comercialmente em 2015, o Piñatex é fruto de sete anos de pesquisa e foi desenvolvido pela empresa Ananas Anam, criada por Carmen Hijosa. Especialista em design de peças de couro, a empresa espanhola prestava consultoria para grandes indústrias nas Filipinas, nos anos 1990.

Durante a experiência, Carmen ficou chocada com os problemas da produção em massa de curtume. Ao mesmo tempo, sabia que a solução não estava nas imitações sintéticas, à base de plástico. Em alternativa a essas opções, apostou nas propriedades das folhas de abacaxi. A descoberta aconteceu enquanto pesquisava por fibras naturais.

Uma das principais vantagens é o fato de que não requer recursos naturais adicionais, pois vem de um material que seria descartado.

Após extraídas das folhas pelo processo chamado decorticação, as fibras são transformadas em rolos de malha não tecida.

Em seguida, os rolos são enviados para a Espanha, onde ganham o acabamento similar ao couro. A própria Ananas Anam distribui o trabalho final, usado na indústria da moda, em móveis e automóveis. Marcas internacionais de peso, como Puma e Hugo Boss, já apostaram nessa alternativa para criar calçados.

Você imaginava que as folhas de abacaxi poderiam criar um material tão interessante?

Insecta Shoes
A Insecta Shoes foi lançada em 2014, no Rio Grande do Sul, por iniciativa de Barbara Mattivy e Pamella Magalli. A dupla teve a ideia de produzir calçados veganos e ecológicos feitos com roupas de brechós. Hoje, a label reaproveita vários tipos de materiais. Além do Brasil, a marca é vendida em lojas físicas dos Estados Unidos, Canadá, de Israel e países da Europa.

Segundo as informações do site, só nos últimos seis anos foram reaproveitados mais de 2 mil metros de tecido, 21 mil garrafas plásticas, 1 tonelada de algodão reciclado, 1,6 mil quilos de caixas de papelão e 6,8 mil quilos de borracha reciclada. Tudo isso sem abrir mão da estética dos produtos, que carregam um charme clássico e retrô.

REPRODUÇÃO

Foto: @INSECTASHOES/INSTAGRAM @PINATEX/INSTAGRAM

2 respostas para “INSECTA SHOES LANÇA CALÇADOS COM TECIDO PRODUZIDO DA FOLHA DO ABACAXI”

  1. ExoRank disse:

    Awesome post! Keep up the great work! 🙂

  2. Nosso site é baseado no conteúda da sua divulgação, achei interessante. Vamos acompanhar para poder enriquecer nossa matéria.

    Sds.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Doe