IMUNIDADE E ALIMENTAÇÃO

Em tempos de pandemia como o que vivemos hoje o bom funcionamento imunológico é indispensável, o sistema imunológico é responsável por prevenir infecções virais e bacterianas, sendo assim, blinda o corpo de doenças. A alimentação influencia muito na imunidade, para que ela funcione de maneira ideal deve-se ter uma alimentação adequada, não só em quantidade (sem restrições e excessos), mas também em qualidade com aporte apropriado de nutrientes, no qual vitaminas e minerais ganham destaque.

A nutrição e imunidade possuem uma relação muito intima, uma alimentação deficiente aumenta as chances de infecções, que podem prejudicar o estado nutricional.

Diante disso, a ingestão de frutas (maçã, pera, manga, abacaxi), legumes (abóbora, chuchu, abobrinha, mandioquinha) e verduras (alface, repolho, agrião, couve) é indispensável. Esses alimentos possuem diversas substâncias como vitaminas, minerais e fibras que ajudam no funcionamento de vários sistemas do corpo, bem como na imunidade.

O consumo de alimentos ultraprocessados (biscoito recheado, refrigerante, macarrão instantâneo, fast foods, salgadinhos “de pacote”) precisa ser evitado, pois possuem substâncias contribuem para o desenvolvimento de doenças como diabetes e hipertensão. Além disso, esses alimentos possuem uma quantidade muito baixa ou quase inexistente das substâncias promotoras de uma imunidade adequada.

Outros hábitos além da alimentação contribuem para um bom sistema imune, são eles: prática de exercícios físicos, ingestão de água, boa higiene, sono adequado, evitar situações de estresse, tomar banhos de sol em horários adequados, e evitar excessos (alcoolismo, tabagismo, exercícios intensos e dietas restritivas).

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