EnglishPortuguese

ATIVIDADES EDUCACIONAIS BENEFICIAM CRIANÇAS EM TRATAMENTO DE CÂNCER

APOSTAMOS NA EDUÇÃO

A cada dois meses, a ONG Banco de Alimentos recebe um grupo de oito estudantes de Nutrição do Centro Universitário São Camilo. A missão deste grupo de estudantes é, através de experiências in loco, atuar na área da Saúde Coletiva e, ao mesmo tempo, combater a fome e o desperdício de alimentos. São eles que executam muitas ações de educação nutricional e alimentar que tem um enorme impacto social.

PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO ALIMENTAR

Aqui, na ONG Banco de Alimentos, os estudantes desenvolvem um trabalho que tem como propósito a gerar de impacto social através da educação. Eles visitam as entidades sociais assistidas pela ONG para entender quais são as demandas de informações ou a existência de problemas ligados à alimentação, seja em sua produção ou consumo por parte dos atendidos. A partir deste diagnóstico, os estudantes de nutrição elaboram atividades de educação nutricional e alimentar para melhorar as boas práticas de manipulação dos alimentos e o hábito alimentar dos beneficiados. Muitas destas atividades são lúdicas e interativas para se trabalhar com vários tipos de público, como crianças, idosos e pessoas que estão em algum tipo de vulnerabilidade social.

ASSOCIAÇÃO DE APOIO À CRIANÇA COM CÂNCER

A Associação de Apoio à Criança com Câncer (AACC) é uma organização social sem fins lucrativos fundada em 02 de julho de 1985, cuja missão é dar apoio bio-psicossocial e existencial à criança com câncer e seu familiar. Para tal, a AACC acolhe pessoas que necessitam de tratamento e fornece gratuitamente hospedagem, alimentação, suporte educacional, transporte, orientação psicossocial e existencial a famílias de crianças e adolescentes portadoras de câncer, as quais moram distantes da cidade do tratamento. Esta será a entidade social em que as estudantes Alessandra Peixoto e Jessyca Rodrigues trabalharão pelos próximos meses.

ATIVIDADES SOB MEDIDA

A partir de um diagnóstico feito pelas estudantes, com o apoio direto da nutricionista da ONG Banco de Alimentos e de uma professora do Centro Universitário São Camilo, estruturou-se sete atividades com diferentes públicos-alvo. Confira as atividades programadas:

  1. Cada categoria no seu quadrado – Mostrar a diferença entre alimentos in natura, minimamente processados; óleos, gorduras, açúcar e sal; processados e ultraprocessados.
  2. Mão suja vs. mão limpa – Atividade direcionada para funcionários da entidade e pais das crianças que estão em tratamento para ensino da forma correta de lavar as mãos.
  3. Adeus, sujeira! – Atividade lúdica e participativa com as crianças para que seja entendida a importância da higienização correta das mãos.
  4. Quiz de Boas Práticas – Direcionado a todos que têm acesso à cozinha da entidade, a atividades abordará boas práticas de manipulação e armazenamento dos alimentos com uma metodologia lúdica.
  5. Sede de saúde – Saber preparar bebidas saudáveis, refrescantes e funcionais é o objetivo desta atividade que irá trabalhar com funcionários da entidade e pais das crianças em tratamento.
  6. Lanchinhos do bem – Visando a complementação das refeições já servidas na entidade, será ensinada a preparação de lanches rápidos e saudáveis para servir às crianças em tratamento que, por vezes, deixam de se alimentar no momento das refeições por questão de enjoo ligado aos efeitos de medicamentos.
  7. Esperando o coelhinho – Esta será a atividade que finaliza a atuação de Alessandra e Jéssyca dentro desta entidade social. Todos da entidade serão convidados a por a mão na massa para aprender ,na prática, receitas especiais para celebrar a páscoa.

QUER CONHECER ALESSANDRA E JESSYCA?

Bateu uma curiosidade para conhecer as estudantes que irão desenvolver todas essas atividades maravilhosas? Preparamos um pequeno vídeo para você!

Outros Posts ONG BANCO DE ALIMENTOS

As diferentes formas de doar à OBA

O povo brasileiro costuma se enxergar como um povo solidário. Mas será que é assim mesmo? No Relatório dos Países Mais Generosos do Mundo, feito pelo Instituto Gallup em 2018,…