Dia da Saudade
30 de janeiro
O alimento está longe de ser apenas fonte de energia, vitaminas e nutrientes essenciais à vida. O ato de comer acontece, sempre, dentro de um contexto de momento, lugar e companhia – e é exatamente este conjunto de fatores que nos ajuda a criar uma relação afetiva com nossa comida.
Não é difícil disparar uma série de memórias afetivas em relação ao alimento, veja: feche os olhos e pense na sua comida predileta preparada pela sua avó, na canja que tomou quando estava doente, no bolinho de chuva que sua mãe preparou naquela tarde chuvosa.
Para muitos, esta ligação está se perdendo. O ato de comer, se alimentar, passou a ser apenas mais uma tarefa – dentre muitas – que estão em uma linha da agenda do dia. Fastfood, comidas industrializas e a falta de tempo são ingredientes que dificultam cada vez mais a criação de afetividade com o alimento.
Nestas dezenas de toneladas de alimentos que entregamos todos os meses, colocamos muito amor e dedicação para que estas refeições alimentem não só o corpo, mas a alma e o coração das mais de 20 mil pessoas que ajudamos mensalmente.
Convidamos você, neste Dia da Saudade, a fazer um resgate de suas memórias afetivas. Mais que isso, convidamos você a criar novos momentos de afetividade com o alimento junto às pessoas que ama e que te fazem bem. O fortalecimento do vínculo com nossa comida faz com que consumamos alimentos com mais responsabilidade e consciência.
Apresentamos uma receita que vai deixar saudade no coração e de todos que provarem este clássico dos dias chuvosos – mas numa versão muito especial! Prepare-a junto com quem você ama, cultive um momento de afetividade junto ao seu alimento. Obrigado pelo apoio ao nosso trabalho e bom apetite!
[RECEITA]
BOLINHO DE CHUVA COM CASCA DE BANANA
INGREDIENTES
Para o bolinho:
- 2 bananas com casca
- 1 ovo
- 1 xícara (chá) de leite
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
Para finalizar:
Açúcar e canela a gosto
MODO DE PREPARO
- Lave e pique as cascas de banana;
- Pique as bananas em rodelas;
- No liquidificador bata o ovo, o leite, as bananas e as cascas;
- Passe a mistura para uma tigela e adicione, aos poucos o açúcar e a farinha;
- Mexa bem até ficar uma massa homogênea;
- Adicione o fermento e misture com movimentos leves;
- Com o auxilio de uma colher, coloque a massa em óleo quente (o bolinho se formará automaticamente) e deixe fritar de todos os lados;
- Escorra para retirar o excesso de óleo; e
- Finalize com açúcar e canela a gosto.