Consumir até o talo: ação ensina poderosa ferramenta no combate ao desperdício

A ONG Banco de alimentos realizou a ação de conscientização SAÚDE NÃO TEM PREÇO com o objetivo de combater o desperdício de alimentos em feiras livres. Esta ação aconteceu na feira Fair & Sale em parceria com o app Topa?, em frente ao Parque Ibirapuera, ao longo do domingo de 21 de janeiro de 2019.

Conhecer os alimentos e suas características nutricionais são essenciais para uma escolha mais consciente na hora de fazer as compras. Nem todos sabem, mas a rama da cenoura, as folhas de couve-flor e os talos e folhas da beterraba têm mais nutrientes do que as partes que usualmente consumimos. O cenário se complica quando supermercados, hortifrutis e feirantes retiram estas partes antes do consumidor compra-las.

“Quando as pessoas compram alimentos, elas estão pagando por sua integralidade. Deixar de levar a rama da cenoura pra casa e usá-la em suas receitas é, além de jogar dinheiro fora, um desperdício de importantes nutrientes” pontua Natalia Rodrigues, Nutriconista responsável pelas atividades de Educação Nutricional da ONG Banco de Alimentos.

Para esta ação, a equipe de nutricionistas e voluntários da ONG Banco de Alimentos levaram até o grande público partes que são pouco consumidas e até desconhecidas por parte das pessoas: ramas de cenoura, talos e folhas de beterraba e folhas de couve-flor. Estes alimentos foram distribuídos gratuitamente ao público junto com receitas e dicas das nutricionistas sobre as melhores formas de prepará-las.

“Nosso objetivo foi fazer com que as pessoas aprendam a preparar e consumir estas partes dos vegetais para que, na próxima vez que forem à feira, solicitem ao vendedor que não retire talos nem folhas de seu vegetal. Isto é Aproveitamento Integral dos Alimentos, uma poderosa ferramenta para combater o desperdício de alimentos e engajar a sociedade nesta causa” conclui Natalia.

Todas as ações são divulgadas nas redes sociais da ONG Banco de Alimentos, acompanhe as postagens, multiplique o conteúdo e faça parte deste movimento de combate à fome e ao desperdício de alimentos.

Outros Posts ONG BANCO DE ALIMENTOS

rony-meisle-e-alexandre-birman_1_33666

Estado de Minas – Gestão com propósito

Em entrevista ao jornal Estado de Minas (04/09), Rony Meisler, cofundador do Grupo Reserva e CEO da AR&Co, destaca o projeto 1P5P de combate à fome, desenvolvido com a ONG…
crianças

OBA e escolas juntas para um mundo mais sustentável.

 ONG Banco de Alimentos mobiliza crianças e jovens nas escolas para atividades relativas ao Dia Mundial da Alimentação, em 16 de outubro.   811 milhões de pessoas vivem em estado…
EnglishPortuguese