Ação em mais de sete bairros de Cotia e mais três municípios aconteceu em parceria com a ONG Banco de Alimentos e a empresa Qualcomm.

Por Neto Rossi

O coletivo MulherAção Cotia, em parceria com a ONG Banco de Alimentos e com a empresa Qualcomm, entregou, entre os dias 16 e 24 de dezembro, mil cartões-alimentação para famílias cotianas de baixa renda.

O coletivo já é conhecido na cidade por sua atuação junto às pessoas em situação de vulnerabilidade social, principalmente mães-solo e mulheres da periferia.
A entrega dos cartões foi realizada nos bairros Panorama, Mirizola, Lavapés, Palmares [Caucaia], na região do Morro do Macaco, Caputera e na comunidade do Mandelinha.
Além de Cotia, os grupos entregaram o cartão também em Carapicuíba, Juquitiba e Embu das Artes.
Para Ana Alcântara, integrante do coletivo MulherAção, o cartão-alimentação, mais do que um assistencialismo, tem uma questão de dignidade, pelo fato de dar autonomia às famílias.
“As pessoas podem usar os R$ 100 naquilo que estiverem precisando comprar. A cesta básica é bacana, mas dar o cartão faz com que a população de baixa renda tenha escolha e isso melhora a autoestima das pessoas. Tem o assistencialismo, mas tem a escolha que é o que deixa a pessoa mais feliz. Ela recebe o benefício e ela pode escolher no que utilizar”, explicou.
SOBRE O MULHERAÇÃO

O Grupo MulherAção Cotia já existe há cinco anos. Com atuações políticas na cidade, foi responsável por conseguir uma emenda parlamentar de R$ 170 mil que foi utilizada para a compra do primeiro mamógrafo municipal.

De lá pra cá, as ações do coletivo não pararam, e hoje o MulherAção já conquistou apoio de mais mulheres periféricas do município, que se sentem representadas pelas pautas do grupo.
EnglishPortuguese