A fome atinge milhões de pessoas e esse quadro foi intensificado com a pandemia. Mas quem são elas e como a falta de acesso aos alimentos pode impactar suas vidas?

Realizado pela ONG Banco de Alimentos em parceria com o Rabobank, o projeto Alimentando Histórias, tem o objetivo de mostrar os desafios e a resiliência daqueles que sofrem diariamente com a fome e a desigualdade. No formato de websérie, em quatro vídeos, dará voz às pessoas que estão por trás das estatísticas que retratam a pobreza, a desigualdade e a fome, suas realidades e os efeitos da pandemia em suas vidas.

No segundo episódio do projeto, conversamos com a Otacília. Ela retomou um ponto muito importante: os diferentes níveis de fome. A insegurança alimentar pode ser definida em leve, moderada e grave. Para isso, considera-se não apenas a quantidade de alimentos a que se tem acesso, mas também a qualidade nutricional deles. É um ponto de atenção, já que ter acesso apenas a certos alimentos não significa uma nutrição adequada.

Fabiana Alves, Diretora de Wholesale do Rabobank

No Rabobank, sempre reforçamos a nossa missão de “Cultivar um mundo melhor, juntos”. E idealmente, um mundo melhor é um mundo onde não haja fome. Por isso, nos juntamos com a ONG Banco de Alimentos, nossa parceira desde 2017, para combater a fome no Brasil. Com um espírito cooperativo trouxemos nossos colaboradores para fazer parte deste movimento, que mais do que ajudar quem está passando fome, busca conscientizar a sociedade sobre este problema e fazer um convite para que mais pessoas e empresas se juntem a esta causa.

Luciana Chinaglia Quintão, Fundadora e
Presidente da ONG Banco de Alimentos

Acredito na capacidade de realização e transformação na parceria entre o 2º e o 3º setor, para mudar a perversa realidade social de nosso País. Corremos contra o tempo para reverter os danos socioambientais e as injustiças sociais causados por nossas próprias ações. Desta forma, as empresas que possuem Responsabilidade Social terão o reconhecimento e a admiração da sociedade e de seus clientes, o que impactará diretamente na valorização de suas marcas, e  no valor agregado dos seus produtos. Além de garantir sua perpetuidade no mercado.

Sua empresa também pode nos ajudar a transformar essa realidade.

EnglishPortuguese