fbpx

A FAZENDINHA DO JARDIM COLOMBO

A comunidade do Jardim Colombo, localizada na zona oeste de São Paulo, é um lugar vibrante e dinâmico, porém com diversas carências fundamentais. A paisagem é dominada pelos resíduos sólidos deixados nas ruas pelos moradores, por falta de solução melhor. O córrego, que cruza todo o espaço, está poluído e em diversos momentos passa por baixo de moradias, causando problemas de enchentes e de saúde aos moradores.

Hoje abriga uma população de aproximadamente 18.000 moradores em área de 14.9
hectares, a qual integra o Complexo de Paraisópolis, constituído por três núcleos – Paraisópolis, Jardim Colombo e Porto Seguro – perfazendo uma ocupação de 101,5 hectares, em um local de forte expansão imobiliária e vizinhança consolidada de renda média a alta.

Sem nenhuma centralidade ou espaço de encontro e lazer, a não ser um terreno abandonado de aproximadamente 1000m² conhecido como Fazendinha, devido à criação de animais no passado. Nos últimos anos o espaço se tornou um grande depósito de resíduos e entulho. No final de 2017, porém, a história começou a mudar: os moradores do Colombo e organizações próximas deram início a uma mobilização para remover os resíduos e o entulho do terreno e transformá-lo num parque – o Parque Fazendinha, principal projeto da associação.

Com a pandemia novos problemas surgiram pois o número de desempregados aumentaram, as crianças e adolescentes sem ir para as escolas ficaram sem ter o que comer direito em seus lares e muitos acamados vivendo sozinhos, tivemos que parar com nossos projetos e buscar meios de atender os mais necessitados.

Em busca de soluções e parcerias, fizemos contato com a equipe social da ONG Banco de Alimentos, que prontamente nos ajudou encaminhando para nossa comunidade 300 cestas básicas beneficiando mais de 1.000 pessoas.

Gostaríamos de expressar a nossa gratidão a ONG Banco de Alimentos que contribuiram com o avanço do nosso trabalho, através dessas doações conseguimos alimentar crianças, adolescentes, adultos, idosos e pessoas acamadas.

Ester Carro de Oliveira
Presidente da União Educacional e Esportiva do Jardim Colombo

Sobre o projeto

O Parque Fazendinha promove um programa de atividades de qualidade que envolve ativamente a comunidade. Este programa é baseado em arte e cultura, com o objetivo de ampliar a conscientização dos moradores em torno de questões como a importância do cuidado com seu entorno e com o meio ambiente, o respeito e o trabalho coletivo. Sua programação cultural da Fazendinha tem como objetivo promover a cultura de paz entre os moradores do Jardim Colombo. O Parque, mesmo durante sua transformação, promove uma diversidade de atividades culturais, esportivas e educativas para crianças, jovens, adultos e idosos, criando um espaço ativo constantemente.

Saiba mais sobre o projeto em: https://www.fazendinhando.org/inicio

Instagram: @parquefazendinha

Outros Posts ONG BANCO DE ALIMENTOS

Salada de batata

Salada de batata

INGREDIENTES:  3 batatas grandes   Cheiro verde a gosto  4 ovos  1 cebola   10 colheres (sopa) de maionese  MODO DE PREPARO:  Lave e pique as batatas e o cheiro verde;  Cozinhe…
Purê de batata cremoso

Purê de batata cremoso

INGREDIENTES:  5 batatas médias  Sal a gosto  1 xícara (chá) de leite  Pimenta do reino a gosto  Noz moscada  Manteiga a gosto  MODO DE PREPARO:  Lave as batatas e corte-as…
Escondidinho de batata com carne moída

Escondidinho de batata com carne moída

INGREDIENTES DA CARNE MOÍDA:  2 cebolas  Salsinha a gosto  Cebolinha a gosto  3 dentes de alho   6 colheres (sopa) de azeitonas   Azeite a gosto  1,5kg de carne moída  Sal a…