FAÇA O BEM: SALVE OS ALIMENTOS EM 9 PASSOS SIMPLES

Afinal, o que é desperdício de alimentos ?
“Desperdício de alimentos” refere-se a todo o alimento desperdiçado, ao invés de ser consumido: se algo estragar na geladeira porque você não comeu a tempo ou se jogou fora sobra do prato por ter colocado mais comida do que precisava, você desperdiçou alimento.

Precisamos parar de desperdiçar alimentos porque:
• Desperdiçar comida significa desperdiçar dinheiro, trabalho e recursos como energia, terra e água que entram na produção de alimentos.
• Desperdiçar alimentos aumenta as emissões de gases de efeito estufa e contribui para as mudanças climáticas.


Confira as 9 passos para reduzir o desperdício de alimento.

1.Peça porções menores

Certifique-se de iniciar as refeições com uma pequena porção no prato. Você sempre pode voltar para mais se ainda estiver com fome.

2.Ame seus restinhos

Em vez de descartar as sobras na lixeira, use-as como ingredientes para a refeição de amanhã, ou simplesmente reaquecê-los como a mesma refeição novamente. Lembre-se, se você quiser usar sobras, é muito importante guardá-las na geladeira ou congelador dentro de duas horas após a preparação da refeição.

3.Compre consciente

Muitas vezes compramos mais comida do que podemos comer antes que ela estrague. Para evitar compras excessivas, tente planejar com antecedência, faça uma lista de compras e não faça compras com o estômago vazio!

4.Compre vegetais fora do padrão

Muitas lojas e mercados de agricultores oferecem formas irregulares de frutas e legumes, que são tão bons para comer quanto os de formato padrão, modelados e coloridos. Compre frutas e legumes “feios” para mostrar que você não quer nenhum alimento desperdiçado!

5.Organize sua geladeira

Para garantir que os alimentos sejam armazenados e mantidos adequadamente por mais tempo na geladeira, coloque-a na direita temperatura (entre 1 e 5 ° C), armazene os produtos nos lugares certos da geladeira e siga as instruções na embalagem ou no manual da geladeira. Não deixe a geladeira ficar cheia demais: você usará menos energia e será menos provável que você esqueça de usar os alimentos que comprou.

6.Primeiro a entrar, primeiro a sair

Quando você guardar suas compras, traga os alimentos mais velhos para frente e as compras mais recentes no fundo. Mas fique de olho nas datas de validade – alguns dos novos alimentos que você compra podem precisar ser comidos rapidamente.

7.Acostume-se a checar a validade

Um ponto muito importante que deve ser considerado tanto na hora da compra como em casa é a Data de validade. Comprem apenas produtos que vocês têm certeza que irão utilizar dentro do prazo, nem sempre a promoção vale a pena! Ao chegar em casa organizem as compras, deixem os que vencem antes na frente, mais “a vista”, e aqueles que tem um prazo maior, ficam atrás.

8.Transforme resíduo em composto

Transforme o alimento desperdiçado em comida de jardim: em vez de jogá-lo em sua lixeira comum e contribuir às emissões de gases de efeito estufa ligados ao transporte e eliminação de resíduos, por que não definir uma caixa de compostagem para resíduos de alimentos e frutas e cascas de vegetais?
Aprenda como fazer compostagem clicando aqui.

9.Compartilhar é se importar: doe

Dê seu excedente para ajudar aqueles que precisam. Quando condições de higiene, sanitárias e os requisitos de rastreabilidade são garantidos, é fácil doar seu excedente de comida para quem precisa. Aprenda sobre as iniciativas existentes em sua cidade para impulsionar as associações de ajuda alimentar e reduzir o desperdício.

*Adaptado: FAO

Outros Posts ONG BANCO DE ALIMENTOS

rony-meisle-e-alexandre-birman_1_33666

Estado de Minas – Gestão com propósito

Em entrevista ao jornal Estado de Minas (04/09), Rony Meisler, cofundador do Grupo Reserva e CEO da AR&Co, destaca o projeto 1P5P de combate à fome, desenvolvido com a ONG…
crianças

OBA e escolas juntas para um mundo mais sustentável.

 ONG Banco de Alimentos mobiliza crianças e jovens nas escolas para atividades relativas ao Dia Mundial da Alimentação, em 16 de outubro.   811 milhões de pessoas vivem em estado…
EnglishPortuguese